TAEKWONDO: Filosofia
O caminho dos pés e das mão em busca de um equilíbrio entre o espírito (ego do indivíduo), o corpo e a mente.
Literalmente, TAE significa saltar e esmagar com o pé, KWON significa soquear ou destruir com o punho e o DO significa caminho, vida ou filosofia. Podemos também dizer que é o caminho atravéz do qual trilhamos a nossa vida. Com a prática regular de TaeKwonDo e com o cumprimento da sua filosofia, o praticante enriquece a sua auto-estima e mente.
O TaeKwonDo tem como base da sua filosofia os seguintes princípios:
No âmbito dos esforços coordenados para o desenvolvimento psico-intelectual e físico dos adolescentes e crianças, o desporto têm tomado um lugar cada vez mais destacado e seus múltiplos benefícios, sobretudo a nível da saúde, têm sido visto pela sociedade como parte importante e indispensável do processo de formação da personalidade do homem à semelhança da família, cultura, amigos, clubes e sobretudo a escola.
O verdadeiro vencedor em Tae-Kwon-Do WTF será aquele que se consegue conquistar a si próprio, vencendo os seus medos, superando os seus defeitos e construindo diariamente um ser humano melhor, mais correcto, honesto e íntegro.
Taekwondo em Mocambique
Consta que o Tae-Kwon-Do teria chegado à Moçambique por volta dos anos 1986, quando o Marechal Samora Moisés Machel, então presidente da República (Popular) de Moçambique, tendo apreciado a forma como a tropa Coreana era exímia no combate com armas como também sem armas, solicitou ao governo Coreano que envia-se a Moçambique oficiais do exército Coreano para implementar a prática do Tae-Kwon-Do na tropa Moçambicana.
Em Moçambique o TaeKwonDo WTF foi levado avante por jovens que amam a modalidade. Por seus próprios meios e fundos fundaram em 2002 a Associação Desportiva de TaeKwonDo da Cidade de Maputo (ADTCM), com estatuto reconhecido pelo notário e aprovado pelo Ministério da Justiça.
Em 2005 a ADTCM foi registrada no registro interacional da modalidade Kukkione na Corea. Este registro abriu as portas para os atletas Moçambicanos de TaeKwonDo WTF participarem em competições no estrangeiro o que aumenta o seu nível de habilidades ganhando mais experiência e qualidade no seu próprio desempenho.
Com o andar do tempo e pelo crescimento da própria modalidade, mais 3 Associações surgiram ao longo do território Moçambicano; da Matola, Xai-Xai e Inhambane.
grande foto
bingo,tbm sou praticante desta modalidade em quelimane com kyosanim guerra,e digo sinceramente e uma cena gratificante fazer parte desta grande familia
Dinastia SILA
Reino fundado a sudeste da península Coreana vinte anos antes do surgimento de Koguryo. Kyonchu, capital do antigo reino de Sila, contempla muitos monumentos com valores históricos. Exemplo destes, é o temploPulkuk-as, com quase dois mil anos, em cujas paredes se encontram esculpidas duas estatuetas em posição taekyon. Com o propósito de defender o seu reino, Ching Heung de Sila, organizou um grupo de elite, composto por jovens oficiais recrutados, através de uma rigorosa selecção, entre os filhos de famílias distintas, com a missão de se dedicar exclusivamente ao estudo e prática de artes marciais. Todavia, a contribuição deste grupo, ao qual foi dado o nome de Hwarang-do, extravasou o seu propósito, decidindo vitórias em muitas batalhas lendárias e levando a que o reino de Sila, apesar de ser o mais pequeno dos três que dividiam a Coreia, conseguisse conquistar e unificar pela primeira vez este país. Os Hwarang-do norteavam a sua conduta jurando fidelidade à nação, respeito pela religião, lealdade aos amigos, dignidade no combate e negação à violência desnecessária. As mais antigas crónicas coreanas - Samguk-gaghi e Samguk-yusa - referem que o treino dos Hwarang-do assentava basicamente na prática de taekyon.Há 1400 anos, o taekwondo, ainda era conhecido por taekyon ou soobak, neste reino.
E' donde eu sou,pertensso ao ginasio Silla em Maputo. .nao sou anonimo pois me identifico, Paulo Da Graca Mulungo. . . . .